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PAULO FREIRE

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO IDENTIDADE: QUEM SOU EU?


PROJETO IDENTIDADE: QUEM SOU EU?

No mês de fevereiro de 2013, deu-se início ao Projeto Identidade: Quem sou eu? Desenvolvido pela Coordenadora de Suporte Pedagógico de Tecnologia: Cristiane Cidrão e parceria com as Professoras Regentes dos Prés: Sandra Laura (Pré II E), Vilma Paiva (Pré II D) e Juscilene (Pré I B), bem como as Professoras de área: Ramatildes (Artes) e Carol (Educação Física).

Problemática
Existe uma grande preocupação principalmente dos pais e professores, quando a criança inicia sua vida escolar e se depara com um mundo totalmente diferente do que está habituado. As atitudes e hábitos, sentimentos são colocados à prova, pois inicia um novo convívio afetivo. Dúvidas, descobertas, informações novas são questionadas a todo o momento. Ter a capacidade para identificar gostos, reconhecer limites e até se conhecer, são ações que a família e a sociedade em si, influenciam, desde o nascimento, até a fase adulta. Entretanto, essas ações devem ser direcionadas pela escola, com um papel essencial para seu desenvolvimento.

Justificativa

As primeiras relações significativas socialmente acontecem na educação infantil. Trabalhar a identidade das crianças nessa fase é uma das formas mais seguras de garantir uma boa convivência no espaço escolar. O papel da escola é fundamental, pois ajuda essas crianças a perceberem que elas são importantes e também fazem parte do mundo. Com isto, contribui para aceitação do outro, as diferenças e aproveitando para ensinar valores fundamentais para a boa convivência, como respeito à diversidade. Dessa forma, os alunos poderão enxergar o mundo em que vive de uma forma positiva e a escola terá facilidade no trabalho de adaptação e construção da identidade e autonomia da criança.
Segundo Délia Ladeia (2001) em seu artigo O EU CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...

Por isso é importante o papel social da escola na aprendizagem da criança, desde a Educação Infantil, trabalhando sua identidade.

Objetivo Geral
Promover situações contextualizadas que propiciem a construção da identidade das crianças, como parte do processo de formação pessoal e social.

Objetivos específicos:
·         Conhecer a história de seu nome e seu significado;
·         Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence, bem como conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos;
·         Identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
·         Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade; e
·        Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.










CSPTEC Cristiane Cidrão

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