PROJETO IDENTIDADE: QUEM SOU EU?
No mês de fevereiro de 2013, deu-se
início ao Projeto Identidade: Quem sou eu? Desenvolvido pela Coordenadora de
Suporte Pedagógico de Tecnologia: Cristiane Cidrão e parceria com as
Professoras Regentes dos Prés: Sandra Laura (Pré II E), Vilma Paiva (Pré II D)
e Juscilene (Pré I B), bem como as Professoras de área: Ramatildes (Artes) e
Carol (Educação Física).
Problemática
Existe uma grande preocupação
principalmente dos pais e professores, quando a criança inicia sua vida escolar
e se depara com um mundo totalmente diferente do que está habituado. As
atitudes e hábitos, sentimentos são colocados à prova, pois inicia um novo
convívio afetivo. Dúvidas, descobertas, informações novas são questionadas a
todo o momento. Ter a capacidade para identificar gostos, reconhecer limites e
até se conhecer, são ações que a família e a sociedade em si, influenciam,
desde o nascimento, até a fase adulta. Entretanto, essas ações devem ser
direcionadas pela escola, com um papel essencial para seu desenvolvimento.
Justificativa
As primeiras relações
significativas socialmente acontecem na educação infantil. Trabalhar a
identidade das crianças nessa fase é uma das formas mais seguras de garantir
uma boa convivência no espaço escolar. O papel da escola é fundamental, pois
ajuda essas crianças a perceberem que elas são importantes e também fazem parte
do mundo. Com isto, contribui para aceitação do outro, as diferenças e
aproveitando para ensinar valores fundamentais para a boa convivência, como
respeito à diversidade. Dessa forma, os alunos poderão enxergar o mundo em que
vive de uma forma positiva e a escola terá facilidade no trabalho de adaptação
e construção da identidade e autonomia da criança.
Segundo
Délia Ladeia (2001) em seu artigo O EU CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social
e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma
sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É
profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o
marca...
Por
isso é importante o papel social da escola na aprendizagem da criança, desde a
Educação Infantil, trabalhando sua identidade.
Objetivo
Geral
Promover situações
contextualizadas que propiciem a construção da identidade das crianças, como
parte do processo de formação pessoal e social.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
·
Identificar os costumes de sua família e do grupo
social ao qual pertence, bem como conhecer e respeitar costumes de outras
famílias, grupos sociais e povos;
·
Identificar suas preferências e comportamentos
diante do mundo em que vive;
·
Fazer o aluno reconhecer a existência de
diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças
étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades
indígenas, por exemplo).
- Estimular o raciocínio e a
percepção visual;
- Desenvolver a imaginação e a
criatividade; e
·
Formar próprios conceitos através de descobertas e
experimentações.
CSPTEC Cristiane Cidrão
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