Não se pode trabalhar produção
textual ou reconto de histórias e utilizar apenas a forma de correção mais
conhecida por todos: riscar com caneta vermelha o erro! Escrever a palavra
correta e entregar para o aluno. Pensando nisso, a professora Ovilda do 4º E,
realizou uma aula de reestruturação de texto, onde foi realizado o Reconto da
Fábula: “A águia e a Gralha” e a reestruturação coletiva do mesmo, juntamente
com os alunos.
Após lerem e ouvirem a Fábula, os
alunos escreveram o reconto no BrOffice Whitter. Assim que terminaram, a
professora selecionou 2 produções e mostrou no multimídia, (sem causar nenhum
constrangimento, pois o objetivo da aula, já tinha sido esclarecido). Reestruturou
o texto, observando os erros comuns de gramática, pontuação, acentuação,
coerência e coesão. Fez as crianças compreenderem a importância das regras,
sejam elas ortográficas ou gramaticais, reconhecendo a importância das revisões
textuais e refletindo sobre o principal sentido do texto.
CSPTEC Cristiane Cidrão
Cristiane
ResponderExcluirEsta aula foi muito produtiva. Os alunos compreenderam o objetivo da aula e participaram ativamente.