educar

educar
PAULO FREIRE

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reconto e reestruturação de Fábula


Não se pode trabalhar produção textual ou reconto de histórias e utilizar apenas a forma de correção mais conhecida por todos: riscar com caneta vermelha o erro! Escrever a palavra correta e entregar para o aluno. Pensando nisso, a professora Ovilda do 4º E, realizou uma aula de reestruturação de texto, onde foi realizado o Reconto da Fábula: “A águia e a Gralha” e a reestruturação coletiva do mesmo, juntamente com os alunos.
Após lerem e ouvirem a Fábula, os alunos escreveram o reconto no BrOffice Whitter. Assim que terminaram, a professora selecionou 2 produções e mostrou no multimídia, (sem causar nenhum constrangimento, pois o objetivo da aula, já tinha sido esclarecido). Reestruturou o texto, observando os erros comuns de gramática, pontuação, acentuação, coerência e coesão. Fez as crianças compreenderem a importância das regras, sejam elas ortográficas ou gramaticais, reconhecendo a importância das revisões textuais e refletindo sobre o principal sentido do texto.



CSPTEC Cristiane Cidrão


Um comentário:

  1. Cristiane

    Esta aula foi muito produtiva. Os alunos compreenderam o objetivo da aula e participaram ativamente.

    ResponderExcluir