educar

educar
PAULO FREIRE

terça-feira, 17 de maio de 2011

Por dentro da Provinha Brasil



Criança fazendo a "Provinha Brasil", ferramenta de avaliação criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira



Aos 8 anos, seu filho deve saber ler e escrever com facilidade. Mas como avaliar se ele está aprendendo no ritmo esperado? Para facilitar o diagnóstico da escola - e o entendimento dos pais -, o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), criou a Provinha Brasil.

A Provinha Brasil é uma
avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Até 2011, na avaliação, apenas a Provinha de Leitura era aplicada. Este ano, a novidade é a criação de uma prova específica para o conteúdo de matemática. Em sua estréia, a Provinha Brasil de Matemática será aplicada apenas uma vez, no segundo semestre. Nos anos seguintes, a nova prova segue a mesma lógica de aplicação da Provinha de Leitura: duas vezes, uma no início e outra no fim do ano letivo. A intenção é avaliar conteúdos aritméticos básicos que os pequenos devem dominar no segundo ano do Ensino Fundamental.


Os exames permitem a professores e gestores escolares ter um diagnóstico mais preciso do processo de alfabetização das crianças e dos seus conhecimentos em matemática. A aplicação da Provinha Brasil é uma opção de cada escola, e não uma obrigação. Saiba mais sobre a avaliação procurando aescola de seus filhos e os professores do segundo ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário