educar

educar
PAULO FREIRE

domingo, 12 de agosto de 2012

FAZENDO ARTE NA SALA DE AULA



Em cada bimestre estudamos um determinado período da História da Arte. No 8º Ano estamos estudando o Realismo, como movimento artístico que surgiu na França entre 1850 e 1900, e sua influência se estendeu a numerosos países.
Ao estudarmos este Período da História da arte além da arquitetura e a pintura a escultura é um tema que desperta  interesse nos alunos, pois um dos representantes da escultura no Período Realista foi François-Auguste-René Rodin conhecido apenas como Rodin.   
As primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia.
Vale a pena conhecer um pouco sobre a vida e as magníficas obras de François-Auguste-René Rodin, escultor francês nascido em Paris no dia 12 de novembro de 1840.


A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris.
A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada.
Sobre os Burgueses de Calais mais de doze cópias desta obra foram feitas após a morte de Rodin. A cópia de Londres, comprada pelo governo britânico em 1911, é uma delas. Rodin duplicava frequentemente as suas estátuas. No caso dos Burgueses de Calais duas das cabeças do grupo escultórico são idênticas e uma terceira ligeiramente alterada. Algumas das mãos são também usadas duas vezes.
Auguste Rodin, O Beijo, 1886

Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Musée Rodin).

Rodin foi um Escultor realistas do final do século XIX e início do século XX. Seu objetivo, como ele mesmo disse, foi "processar os sentimentos interiores através do movimento muscular.
Após os alunos do 8º Ano A e B conhecerem algumas obras de Rodin a proposta de produção artística foi direcionada com base em artistas regionais e o nosso foco foi Conceição dos Bugres. Foram apresentados aos alunos a biografia e os bugrinhos da Artista.

ESCULTURA SUL-MATO-GROSSENSE

CONCEIÇÃO FREITAS DA SILVA. NASCIDA EM 1914 E FALECIDA EM 1984, CONCEIÇÃO DOS BUGRES.

Os bugres da Conceição viraram um ícone cultural de MS. É uma espécie de totem de madeira que parece realmente um bugrinho. Conceição dos Bugres foi uma gaúcha que veio aos 6 anos de carroça para o, ainda, Mato Grosso. Após a morte de Conceição, em 1984, com 70 anos, seu marido, Abílio, continuou fazendo os bugres, mas quem mantém a tradição é o neto Mariano, que desde os oito anos auxiliava a avó, e faz os bugrinhos bem parecidos e com melhor acabamento ainda.
Esta história começou no final dos anos 60, quando a artesã viu uma cepa de mandioca que tinha cara de gente. Passou a fazer os bugres em pedaços de madeira, com cortes de facão apenas. Com o tempo desenvolveu a técnica de passar mel de abelha, o que dá a impressão da escultura ter sido feita em pedra. É difícil um campo-grandense que não tenha uma miniatura da peça na sua sala! Os bugres variam de tamanho.
Entre 1969 e 1972 surgia uma das principais escultoras sul-mato-grossenses: Conceição Freitas da Silva. Nascida em 1914 e falecida em 1984, Conceição dos Bugres ficou conhecida por talhar na madeira imagens com características próprias e feições marcantes.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Professora Ana Maria

Para a produção artística os alunos usaram como suporte um produto de uso doméstico sabão em barra, desenvolvendo assim as suas esculturas.
 Parabéns alunos!  Ficou o máximo...
 Vejam o processo de criação: 

Alunos do 8º ano A























Alunos 8º ano B















7 comentários:

  1. Parabéns aos alunos pelas belíssimas esculturas produzidas em sala,é assim que aprendemos arte, fazendo arte.Kisses Teacher Del !!!

    ResponderExcluir
  2. Alunos e professora parabéns pelo trabalho. As esculturas estavam lindíssimas. Parabéns professora Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Nao tem nenhuma foto minha :(
    Mas os trabalhos ficaram lindos :)

    ResponderExcluir
  4. Ficou bom os bichinhos de sabão gostei
    Ainda bem q não apareci em nenhuma das fotos kkkk....mentira ficou feioo

    ResponderExcluir
  5. ficow orrivel os bichinhos de sabaooooo

    ResponderExcluir
  6. o bom é que se sujar os bichinhos é só jogar água e esfregar kkkkkkkkk
    mas os trabalhos ficaram legais!

    ResponderExcluir